Imagem capa - Como acertar na escolha do fotógrafo de casamento? por André Furtado

Como acertar na escolha do fotógrafo de casamento?

O fotógrafo do casamento é um dos quesitos mais importantes que tem que ter em conta ao planear o seu casamento. O bolo come-se, a dança passa, o dia acaba e o que fica na memória e o que se pode relembrar são as fotos e os vídeos do vosso dia C.


O melhor planeamento é conseguir que garanta os fornecedores que gostas e tem afinidade. Mesmo que, para isso, tenha que reduzir o pack. Escolhemos algumas dicas para vos ajudar na hora de escolher o fotógrafo de casamento.


O que levar em conta na hora de escolher o fotógrafo de casamento:


  • Diferentes estilos


Pense no estilo que pretende. No entanto eles acabam por ser muito polivalentes, mas se souberem o estilo certo do seu casamento conseguem encontrar o fotógrafo ideal que correspondam às suas expectativas. Tenho um exemplo bom para vocês, não faz sentido nenhum, contratarem um fotografo que só faz registos a preto e branco se vocês querem registar as diferentes cores da decoração.


O segredo é pesquisar e conhecer o trabalho de cada um, se vocês gostam de fotojornalismo ou de imagens posadas, pois estes detalhes fazem a diferença.




  • Investimento


É importante ter em conta o que pode dispensar para os custos do fotógrafo do casamento. A qualidade tem que ser levada em consideração, mas o orçamento pode variar. Há quem tenha valores mais elevados porque estão preocupados na capacitação técnica, equipa e equipamentos topo de gama capazes de gerar imagens incríveis. Se estiverem dispostos a investirem em bons profissionais, ficam com uma memória fotográfica inesquecível do casamento.


Por outro lado, se o investimento for muito baixo para o que é prometido, certifique-se de que o profissional seja alguém em quem se possa confiar.


  • Marque uma reunião com o fotógrafo


Precisa saber se o fotógrafo pretendido está disponível no dia do seu casamento. No caso de ele estar ocupado, pode se perguntar se aconselha algum amigo que tenha valores similares e pratique os mesmo estilos de fotografias. 


Na reunião com o profissional, aproveite para tirar as dúvidas, falar sobre o que preferia ver ressaltado no dia mais importante da sua vida e como imagina que as fotos vão ficar.


  • Contrato


Há contrato? Convém perguntar todas estas questões, porque um contrato é criado para proteger contratante e contratado e convém que nele tenha descrito todo o processo que ficou acordado com o profissional. É nesta fase que podem perguntar também sobre os prazos da entrega do material e definir as obrigações contratuais que o fotógrafo escolhido se obriga a cumprir.


  • Contrate uma sessão pré-casamento


Se for possível, invista em uma sessão de solteiros para antes do casamento. É uma boa maneira do casal se habituar ao fotógrafo do casamento e vice-versa. Deste modo, as coisas no dia do seu casamento vão fluir com uma maior naturalidade e vocês já estarão mais à vontade ao serem clicados pelo profissional.




Quantidade não é qualidade



Por favor, deixe o fotografo fazer uma pré-seleção das fotos, porque receber muitas fotos não é garantir que tenha uma reportagem completa e de qualidade. Tem que existir confiança no trabalho do fotógrafo e acreditar que ele vai escolher uma boa seleção de fotos para não ter o trabalho de as analisar a todas.


Espero que estas dicas ajudem muito todos os noivos que estejam neste momento à procura de fotógrafos para o casamento dos seus sonhos. Já sabem, busque o fotógrafo com quem se identifiquem e atentem aos detalhes!


Boa sorte!