Imagem capa - Cinco dicas para não errar na lista de convidados do casamento por André Furtado
Casamento

Cinco dicas para não errar na lista de convidados do casamento

Já se imaginou a fazer a lista de convidados do casamento? É um passo extremamente importante no planeamento do evento e, possivelmente, um dos primeiros para tomar. 


Depois de definido o número de convidados, você terá uma previsão do orçamento necessário e de todas as etapas seguintes.


Então vamos logo para as cinco dicas essenciais para você não errar ao elaborar a lista de convidados do casamento!


1 - Planear um número aproximado de convidados


Pense num número razoável baseado no tamanho das famílias e quantidade de amigos de cada um. Este número não é definitivo, mas servirá para ter uma ideia dos próximos passos como a Igreja e Quinta.


Uma dica é contar valores múltiplos como 50, 100, 150 e mais. Na hora de pesquisar, atente na capacidade máxima de pessoas nas Igrejas e Quintas.




2 - Trace um limite para o vosso orçamento


Casar é especial e, claro, que gostaríamos de partilhar este momento com todos que amamos. Mas é certo que se deve ter cautela neste momento para não complicar o planeamento financeiro do evento.


Conhecem aquele ditado: "quantidade não é qualidade"? Por isso, tenham cuidado para não estourar o orçamento.


Sabemos que já não é tão habitual que os pais ajudem financeiramente no casamento, mas ainda acontece. Isto pode ser uma grande vantagem ou trazer alguns inconvenientes. Eles podem sugerir convidados que talvez não estariam na vossa lista. 




3 - Como escolher os convidados?


Aqui pode rir, chorar, discutir com o noivo, ficar nervosa, desesperar... Mas pode tomar outra postura. Pode imaginar com entusiasmo as pessoas que gosta e com as quais mais quer partilhar o vosso grande dia.


Comece por grupos. Ou seja, grupos de famílias, de amigos mais próximos, amigos do trabalho, amigos de infância, amigos e familiares que moram longe.


Você não é obrigada a convidar a vizinha que já te chamou para um evento ou todos os amigos de trabalho. Convide apenas os mais próximos do vosso dia-a-dia.


 Opte por escolher as pessoas imprescindíveis para o vosso casamento! Boa sorte! ;)





4 - Faça 3 listas distintas e complementares


Escreva num papel uma lista com o nome de todos os que você gostaria de convidar. Prepare também uma outra lista, mais realista e de acordo com vosso orçamento. Faça ainda uma terceira para incluir os convidados que se sente obrigada a chamar, seja por questões profissionais ou porque os seus pais fazem questão.


 Entregue primeiro os convites da segunda lista, a mais realista. Conforme for recebendo as confirmações e abrindo vagas, vá incluindo pessoas das outras listas, de acordo com a vossa prioridade.





5 - Tenha sempre em mente que...


Se tem dúvidas sobre convidar alguém, pense e avalie se esta pessoa é alguém que chegou à vossa vida agora e que pode representar uma relação temporária. Destine os vossos convites para as pessoas que realmente são referências na vossa vida.


Lembre-se que os familiares mais próximos devem ser sempre convidados! Você não vai querer causar mal estar entre os vossos familiares.


Ah, mais uma coisa: desfrutam de todos os momentos do planeamento dos preparativos! Eles são únicos e serão essenciais para o sucesso do vosso grande dia.


Veja também: Penteados para noivas - veja o que está em alta para a próxima temporada